POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL

Home \ POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL

Apresentação

O presente documento, aprovado por sua Diretoria, a Central descreve e implanta a sua estrutura de riscos socioambientais com o objetivo de estabelecer as diretrizes e ações que devem ser adotadas no sentido de atender os preceitos de normativos vigentes, bem como reforçar o compromisso da Central com a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades. A Central mantém registrado no sistema do Banco Central do Brasil, o responsável pela estrutura de gerenciamento do plano de continuidade de negócio. O presente documento, aprovado por sua Diretoria.

1. Risco Socioambiental

A Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) estabelece as diretrizes e ações que devem ser adotadas no sentido de atender os preceitos de normativos vigentes, bem como reforçar o compromisso da central com a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades.

A maior parte da análise de risco socioambiental se concentra na análise geral e processos, conhecendo seu cliente, conduzido na originação dos negócios.

Em relação ao funcionamento interno da central é quase nula a existência de risco de dano socioambiental provocado pelas suas atividades cotidianas de retaguarda e atendimento de suas singulares e demais clientes. Entretanto, por princípio, a organização adota rotinas que visem a diminuição de consumo de materiais com potencial poluente, priorizando o uso de materiais que possam ser destinados à correta reciclagem dos resíduos produzidos.

1.1 Governança

Cabe à diretoria a implantação das ações estratégicas destinadas à implantação da presen-
te PRSA.

Em nível de execução, a PRSA é executada com a coordenação do setor de retaguarda da
central, com o apoio dos responsáveis por cada uma de suas agências.

Os setores de compliance e controles internos serão responsáveis por acompanhar e incluir
em seus relatórios apontamentos quanto à correta aplicação das diretrizes desta PRSA.

A PRSA deve ser objeto de avaliação a cada cinco anos por parte da diretoria.

1.3 Gerenciamento de Risco Socioambiental

A presente política tem o objetivo de mitigar ou eliminar possíveis perdas a todos que se relacionem com a Central, em função de qualquer dano socioambiental provocado pela Central, diretamente por sua equipe ou indiretamente por meio de suas operações.

Também deve ser alvo do controle pela Central a verificação de que os beneficiários, pessoas físicas e/ou jurídicas, não descumprem as normas vigentes, especialmente na relação trabalhista com possíveis trabalhadores utilizados em suas atividades.

Toda aprovação de novos produtos e serviços deve levar em conta a mitigação do Risco Socioambiental, sendo vedadas a disponibilização dos mesmos sem medidas de controle quanto ao adequado uso social e/ou ambiental dos recursos ou serviços disponibilizados pela Central.

Procedimentos para identificação, classificação, avaliação, monitoramento, mitigação e
controle do risco socioambiental podem ser também adotados em outras estruturas de
gerenciamento de risco da instituição.